As 20 Melhores (Piores) Maneiras de Gastar Mal o Dinheiro

 Ó malta, vocês que juraram a pés juntos no dia 1 de janeiro que "este ano é que é, vou poupar e não gasto em parvoíces"... bem-vindos ao clube dos iludidos crónicos! Aqui vai a lista oficial das formas mais épicas (e parvas) de torrar euros em 2026. Todas testadas na pele por mim e por metade da internet portuguesa. Spoiler: nenhuma delas te deixa rico, mas pelo menos rende stories para rir à gargalhada.



Comprar um galão de €3,50 na pastelaria "porque é artesanal e o café da máquina sabe a água suja"... e depois beber água da torneira no escritório para compensar.

Subscrever TODOS os streamings (Netflix, Disney+, HBO Max, Prime Video, TVCine, RTP Play, HBO...) "para ver tudo". Resultado: passas o dia a ver Reels no telemóvel.

Gastar €18 num hambúrguer gourmet com nome francês e molho trufado... que tem o mesmo tamanho do clássico do McDonald's, mas dói mais na carteira.

Comprar uma planta "para dar vida ao T1"... que morre em 10 dias porque "esqueci-me de regar". Repetes o ciclo até pareceres jardineiro falhado.

Pagar €12 por uma vela cheiro-a-prosperidade da Primark ou da Rituals... e continuar sem prosperidade nenhuma à vista.

Apostar €20 no Euromilhões / Totoloto / placard porque "hoje é o meu dia de sorte". Acordas com €0 e a frase clássica: "quase, pá".

Comprar roupa na Zara em saldos "porque estava baratinho"... e nunca usar porque "não combina com nada que já tenho no armário".

Pedir Glovo / Uber Eats de 2 km porque "está a chover e preguiça". Taxa de entrega + gorjeta = mais caro que um táxi da Uber normal.

Investir €497 num curso online "para ficar rico em dropshipping ou trading"... ver 15 minutos e desistir porque "é complicado".

Comprar capas, películas, pop sockets, carregadores magnéticos e suportes para o iPhone/Samsung... que no total custam mais que o próprio telemóvel.

Ir ao Centro Comercial "só para dar uma volta"... e sair com sacos de €200 em coisas que "precisava mesmo" (spoiler: não precisavas).

Pagar €9 por um poke bowl ou açai com granola orgânica e frutas exóticas... que comes em 4 minutos e ficas com fome outra vez.

Comprar um jogo na Steam ou PS Store em promoção (-80%)... jogar 25 minutos e nunca mais abrir (está lá a juntar pó digital).

Gastar em "decoração de Natal em julho" porque "já está em promoção para o próximo ano". Em dezembro: "onde raio guardei aquilo?".

Pagar para impulsionar um post no Instagram "para o perfil bombar"... e ganhar 4 likes de contas russas e um comentário de bot.

Comprar suplementos whey / creatina "para ficar gigante em 3 semanas"... tomar 4 dias e voltar ao pão com chouriço.

Subscrever o Tinder / Bumble premium "para ter mais matches"... e continuar sem conversa decente.

Gastar €80 em cremes, séruns e máscaras "para ficar com pele de bebé"... e sair de casa com a cara lavada na mesma.

Comprar bilhetes para um concerto / festival com 8 meses de antecedência... e no dia: "estou constipado, fico no sofá a ver Netflix".

A pior de todas: dizer "este mês não gasto em parvoíces nenhumas"... e no dia 7 já teres torrado metade do ordenado.

Bónus extra (porque sou porreiro):

Comprar crypto no hype... vender no pânico total.

Gastar em Uber Black "porque mereço depois de um dia mau".

Pagar €15 por um pastel de nata "gourmet" com canela importada (é o mesmo do costume, mas mais caro).

Moral da história? O dinheiro não traz felicidade... mas a falta dele traz ansiedade nível Super Bock sem gelo. 😂

Qual destas já fizeste (ou estás a fazer AGORA mesmo)? Conta nos comentários o teu maior fail financeiro de janeiro 2026 – sem julgamentos, só gargalhadas! Quem sabe não criamos um grupo de WhatsApp para Devedores Felizes? 💀💳

Comentários